Iluminação Arquitetural: Saiba todas as Estratégias e Objetivos
Longe vão os tempos em que a iluminação era vista apenas como um meio de iluminar uma divisão.
Hoje em dia, os arquitetos, designers de interiores e engenheiros estão interessados em integrar novas técnicas de iluminação nos seus projetos, de forma a criar uma atmosfera cativante que vai para além do aspeto prático da visibilidade.
Esta nova abordagem à iluminação é conhecida como iluminação arquitetural.
Combinando técnicas de design e ciência da iluminação, a iluminação arquitetural permite criar um projeto integrado que considera tanto as necessidades visuais e emocionais dos utilizadores quanto os requisitos estéticos e funcionais do local.
Continue e fique a saber mais sobre design de iluminação arquitetural.
O que é iluminação arquitetural?
A iluminação arquitetural é uma abordagem estratégica que une design e iluminação, com o objetivo de proporcionar um equilíbrio visual, funcional e emocional ao ambiente.
Mais do que apenas iluminar os espaços, esta abordagem permite realçar o caráter arquitetônico do espaço, evidenciando texturas, cores e volumes.
Isto vai fazer com que a iluminação complemente o design e a funcionalidade de cada área, criando uma experiência visual que se adapta ao estilo e às necessidades específicas do espaço.
Principais Objetivos da Iluminação Arquitetural:
Uma vez que a iluminação deve ser encarada como um elemento global, a mesma tem de atender aos diferentes requisitos do projeto, quer em termos de design, funcionalidade ou eficiência.
De forma mais clara, os objetivos da iluminação arquitetural passam por:
- Realçar o Design do Projeto:
Com diferentes formatos e aplicações, optar por iluminação arquitetural permite realçar o design de um projeto. Como?
Destacando as texturas do espaço, cores e a arquitetura do mesmo.
Para tal acontecer, a iluminação será utilizada de forma estratégica, com técnicas apropriadas e especificações próprias que tornem o espaço mais interessante e envolvente, a nível visual.

- Maximizar os Efeitos da Iluminação:
Uma iluminação arquitetural bem planeada cria efeitos visuais que cumprem tanto com a função ergonômica quanto a funcionalidade. Quando se fala nos efeitos da iluminação, podemos referir três:
- Funcionalidade: A iluminação deve proporcionar luz suficiente para tornar o ambiente seguro e confortável, sem comprometer a estética.
- Atmosfera: Além de funcional, a iluminação define a atmosfera do espaço, influenciando diretamente a forma como este é percebido. Como tal, qualquer profissional deve procurar criar um ambiente adequado à finalidade do mesmo.
- Orientação: A iluminação também pode orientar o utilizador, direcionando o olhar e o fluxo de circulação pelo espaço. Inclusive, a peça pode ser estrategicamente selecionada para auxiliar neste aspeto – por exemplo, luminárias lineares e com focos criam um efeito de continuidade pelo espaço.
- Otimizar a Eficiência Energética do Espaço:
Um dos grandes benefícios do design de iluminação arquitetural é a capacidade de maximizar a eficiência energética num projeto.
Como o design e a eficiência energética se relacionam?
A chave está no estudo prévio do espaço: entender as fontes de iluminação natural disponíveis e identificar o melhor posicionamento para as luminárias permite uma análise mais precisa das reais necessidades de iluminação, oferecendo clareza sobre como aplicá-la de forma eficiente.
Frequentemente, recorre-se a sistemas de smart-lighting, nomeadamente sistemas DALI para otimizar os projetos. Esta tecnologia permite a regulação da temperatura e intensidade da luz, consoante as necessidades do momento, num projeto de interiores.
O design de iluminação arquitetural exerce um papel fundamental na perceção de um espaço.
A seleção adequada das luminárias e a consulta com profissionais de iluminação são passos essenciais para garantir o sucesso de qualquer projeto de interiores.
Estes profissionais fornecem insights sobre posicionamento, temperatura de cor e tipo de iluminação mais apropriados para alcançar o efeito desejado, seja em espaços comerciais, residenciais ou corporativos.
A Begolux dispõe de um serviço de planeamento de projetos de iluminação, disponível para profissionais que procuram apoio nos seus projetos.
Entre em contacto e garanta as melhores soluções de iluminação para os seus projetos.

Controlo e Eficiência: Tipos de Tecnologias de Iluminação Begolux
No setor da iluminação, a tecnologia utilizada e o design andam de mãos dadas e, a Begolux reforça o seu perfil de inovação e tecnologia nas soluções de iluminação que se adaptam às exigências contemporâneas dos profissionais de arquitetura, engenharia e design de interiores. Além de proporcionar economia de energia e conforto, o controlo de iluminação garante flexibilidade e personalização no dia a dia. Neste artigo vamos abordar os sistemas de controlo disponibilizados pela Begolux e perceber como cada um deles pode transformar a forma como cada espaço

Como a iluminação minimalista pode ser sustentável?
A sustentabilidade deixou de ser apenas uma tendência e tornou-se num dos princípios essenciais para as marcas, produtos e para as pessoas. Mas a sustentabilidade não está apenas nas grandes ações, ela está nas escolhas conscientes, nos materiais que usamos, na forma como iluminamos espaços e até no que escolhemos não iluminar. Mas como a iluminação se relaciona com a sustentabilidade? A resposta está na forma como a pensamos, projetamos e usamos. Design Minimalista Atualmente somos constantemente bombardeados por produtos e soluções “complexas” e o design minimalista surge

As Últimas Novidades nas Técnicas de Iluminação Arquitetural
No universo da arquitetura é cada vez mais importante incorporar a funcionalidade, design e eficiência é cada vez mais importante nos projetos.