Como a iluminação minimalista pode ser sustentável?
A sustentabilidade deixou de ser apenas uma tendência e tornou-se num dos princípios essenciais para as marcas, produtos e para as pessoas. Mas a sustentabilidade não está apenas nas grandes ações, ela está nas escolhas conscientes, nos materiais que usamos, na forma como iluminamos espaços e até no que escolhemos não iluminar.
Mas como a iluminação se relaciona com a sustentabilidade? A resposta está na forma como a pensamos, projetamos e usamos.
Design Minimalista
Atualmente somos constantemente bombardeados por produtos e soluções “complexas” e o design minimalista surge como uma maneira inteligente e eficiente de consumir menos.
Quando optamos por uma iluminação minimalista, não estamos apenas a reduzir o desperdício visual e de materiais, mas a criar um ambiente mais funcional e mais eficiente. As luminárias com um design simples, mas inteligente, consomem menos recursos na produção e têm uma vida útil mais longa.
A iluminação minimalista não é apenas sobre o que vemos, mas também sobre o que não vemos. Deixa de ser apenas por estética, mas também é sobre funcionalidade e eficiência, conceitos que são fundamentais no design biofílico.
 
											Iluminação com Consciência
O design minimalista vai além da estética, reflete uma filosofia de vida em que cada elemento acaba por ter um objetivo e cada detalhe é pensado para ser funcional e duradouro. Ao escolher produtos com materiais mais sustentáveis, que consomem menos energia e com um design atemporal, estamos a contribuir para a redução do desperdício e para a preservação do planeta.
Existem vários tipos de materiais que podem ser utilizados numa iluminação minimalista consciente, no entanto é necessário perceber as necessidades do ambiente e a mensagem que o projeto pretende comunicar. Alguns dos materiais mais populares são a madeira e a cortiça. Ambos são amplamente utilizados por arquitetos e designers de interiores, devido à versatilidade e à capacidade de transformar espaços em ambientes harmoniosos e distintos.
Materiais como atitude responsável
A sustentabilidade não é traduzida em utilizar menos as luminárias, mas como as utilizamos. Quando abordamos o tema iluminação, pensamos que usar mais luz é melhor, mas não é esse o caso. Ao escolher soluções mais eficientes, como lâmpadas led com baixo consumo, ou os sistemas com sensor de movimento, podemos economizar energia e contribuir para a redução de emissões de carbono. Assumimos o compromisso de valorizar a luz e o bem-estar individual e ambiental, em harmonia com o equilíbrio que procuramos alcançar. Isto significa utilizar nos espaços o máximo da luz natural durante o dia, mas utilizar a luz artificial onde é realmente necessária.
Por exemplo, em zonas exteriores, o uso de luminárias direcionadas e reguláveis evitam a dispersão de luz para o céu, ajudando a manter esse equilíbrio.
Espaços mais humanos e integrados à natureza
Procuramos cada vez mais a conexão com a natureza, dentro ou fora de casa e, a iluminação acaba por ser uma parte essencial desta conexão, a forma como esta é utilizada tem um grande impacto em como nos sentimos dentro de um ambiente. A iluminação minimalista tem um papel fundamental para criar espaços mais humanos e equilibrados. Ao priorizar a luz natural durante o dia e usar a iluminação artificial apenas quando é necessário, conseguimos criar ambientes mais saudáveis.
Em muitos projetos é possível incluir uma iluminação que respeita o ritmo natural do dia e da noite – o ciclo circadiano – desta forma temos a luz de acordo com a necessidade da hora do dia.
CONTACT US FOR THE BEST SOLUTIONS FOR YOUR PROJECT
comercial@begolux.com
Tel.: (+351 229 734 355)
(International Landline call)