Iluminação de Projetos de Hotel: Qual o Impacto de uma Iluminação Fraca?
Incorporar as luminárias apropriadas num projeto, mantendo o equilíbrio entre design e eficiência, pode ser um verdadeiro desafio, especialmente num projeto hoteleiro. Embora impercetível, a iluminação de um projeto de hotel tem uma grande influência na forma como o cliente se irá comportar no espaço.
Como tal, uma iluminação fraca num projeto de hotel pode afetar significativamente a experiência dos hóspedes, a eficiência do pessoal e o sucesso geral do negócio.
Em detalhe, conheça algumas das principais consequências de uma má iluminação num hotel:
1. Experiência Negativa dos Hóspedes
Garantir uma boa experiência do hóspede é talvez o ponto mais importante quando se planeia um projeto de hotelaria.
O objetivo é fazer com que estes se sintam bem no ambiente mas com uma iluminação fraca isso não será possível. Uma iluminação insuficiente do espaço vai criar uma atmosfera pesada e desagradável.
O mesmo acontece quando se trata de espaços que requerem a execução de tarefas, seja uma zona de leitura ou luz de presença – não ter um fluxo de luz apropriado à zona fará com que o grau de insatisfação do hóspede aumente.
2. Pouco Sentido Estético do Espaço
Uma boa parte do sucesso de um projeto é o design do espaço. Sem esse sentido estético, o projeto pode passar a impressão de ser antiquado e pouco moderno.
Ainda para mais quando a iluminação utilizada não realça as melhores características do espaço. É nestas situações que o design e a funcionalidade da iluminação devem estar em concordância total.
Utilizar os níveis de iluminação adequados a cada área e optar pela temperatura de cor correta são dois fatores cruciais para tal.
3. Questões de Segurança e Proteção
- Sabia que corredores, escadas e parques de estacionamento são das zonas mais propícias para ter acidentes, se não forem bem iluminadas?
Este tipo de áreas requerem uma iluminação sem sombras e clara o suficiente (mas sem encandeamento) para que seja seguro a circulação de várias pessoas em simultâneo. Caso contrário, fará com que os hóspedes se sintam inseguros e aumenta, consideravelmente, o risco de acidentes.
4. Perceção Negativa da Marca
- Espaços mal iluminados podem sugerir negligência ou falta de atenção aos detalhes, afetando negativamente a imagem de marca e a reputação do hotel.
Além disso, há maior probabilidade de os hóspedes deixarem comentários negativos se a iluminação afetar a sua experiência geral, desde a estética ao conforto e segurança.
5. Questões de Saúde
- Num projeto de hotelaria, a segurança e o bem-estar dos hóspedes deve estar sim assegurada, mas sem comprometer o próprio bem-estar e saúde dos colaboradores.
São eles que representam o hotel, que recebem os hóspedes e que interagem com os mesmos diariamente – não salvaguardar o conforto e a satisfação dos colaboradores provocará um aumento do stress, afetando o mood do staff e, consequentemente, dos hóspedes.
Ao ter em consideração estes problemas, será muito mais fácil planear um design de iluminação que melhore significativamente a experiência dos hóspedes e a eficiência operacional, contribuindo assim para o sucesso do hotel.
Procura ajuda para planear a iluminação do seu próximo projeto de interior? Entre em contacto com a equipa e descubra todas as soluções de iluminação e serviços disponíveis na Begolux.
Artigos Relacionados:
Tendências de 2024: O Impacto do Design Circular na Iluminação
Conheça uma das tendências de 2024 que está a ter o maior impacto na arquitetura e no design de interiores e descubra como tirar partido dela.
Iluminação Quente ou Fria, Qual a Melhor Opção?
A necessidade de iluminar cada espaço com um propósito é cada vez mais importante, tendo em consideração a temperatura de cor da luz.
Princípios de Iluminação para Espaços Comerciais
Fique a conhecer quais os princípios de iluminação que deve conhecer e utilizar no momento de planear um projeto de design de interiores comercial.