Garantir um ambiente de trabalho seguro, saudável e produtivo é vital para qualquer negócio, e uma parte fundamental disso é a iluminação adequada dos espaços. Embora muitas vezes subestimada, a iluminação é crucial para que o projeto atinja seu potencial.

Ao longo deste artigo vai encontrar os diferentes tipos de iluminação, os seus propósitos, a temperatura de cor ideal para cada secção e a importância de um bom esquema de iluminação.

Continue a ler e descubra como pode otimizar os seus projetos de iluminação de escritórios.

Iluminação de Projetos de Escritório

inspiração para sala de reuniões com iluminação dupla suspensa | lighting for office spaces
Produto presente na imagem: Infinity Dupla Suspensa

#1: Conheça os Diferentes Propósitos da Iluminação num Espaço de Escritório:

Cada secção de um projeto corporativo tem suas próprias necessidades e objetivos, que devem ser refletidos na escolha da iluminação. A seguir, exploramos as melhores práticas de iluminação para as diferentes áreas do escritório:

Áreas de Recepção e Zonas de Contato com o Cliente

A receção é o primeiro ponto de contacto entre o cliente e a empresa, por isso, a iluminação aqui deve ser cuidadosamente selecionada. Optar por uma temperatura de cor mais quente pode criar uma experiência mais agradável e acolhedora para os visitantes e o próprio design da peça deve refletir a imagem que a empresa quer transmitir ao mercado.

Zonas de Lounge

O foco nas áreas de lounge deve ser o conforto dos colaboradores e em criar um ambiente propício para relaxar. Dependendo da identidade da empresa, pode-se escolher uma iluminação mais decorativa e irreverente para criar um ambiente descontraído, ou optar por soluções mais simples e funcionais que promovam um espaço acolhedor e relaxante. 

Veja o exemplo do projeto StartUp Barreiro aqui 🡥

Zonas de Conferência e Reuniões

Apesar de serem espaços de trabalho, as áreas de conferência e reuniões requerem uma iluminação mais geral, sem um foco numa área em específico.

Manter um nível de iluminação uniforme e uma temperatura de cor entre 4000K e 4500K será o ideal para criar um ambiente propício à concentração e à troca de ideias.

Previous slide
Next slide

#2: Quais as diferentes funções que a iluminação pode assumir?

Antes sequer de iniciar o processo de seleção das luminárias, é essencial considerar as diferentes funções que a iluminação pode desempenhar:

  • Representar a Empresa: As luminárias escolhidas para fachadas, entradas e zonas de receção devem ser estrategicamente selecionadas, pois são zonas onde a empresa se apresenta ao mercado, devendo a iluminação refletir a identidade da marca.
  • Orientar os Utilizadores pelo Espaço: Um espaço bem iluminado é essencial para orientar os colaboradores e visitantes, aumentando o conforto e bem-estar. Diferentes tipos de iluminação ajudam a definir o propósito e a funcionalidade do espaço:
    • Iluminação Linear 🡥 : Ajuda a guiar os utilizadores, criando a ilusão de orientação e proporcionando uma iluminação precisa nas zonas de circulação, sem afetar as áreas de trabalho adjacentes.
    • Apliques de Parede 🡥 :  Delimitam e diferenciam as divisões do espaço.
  • Promover a Concentração: A combinação de iluminação geral e iluminação de tarefas proporciona um maior conforto visual ao projeto, essencial para promover a concentração e a produtividade dos colaboradores.

#3: A Melhor Temperatura de Cor para Escritórios

A temperatura de cor da iluminação afeta significativamente a performance dos colaboradores e a perceção do espaço.

Medida em Kelvin (K), existem duas temperaturas de cor opostas que definem o espetro: a mais baixa caracteriza-se pelo tom amarelo, e quanto mais baixo for o valor, mais quente será a luz, e do lado oposto um tom branco com subtom azul – uma temperatura de cor mais fria.

Uma iluminação neutra, e que mais se assemelha à luz natural, encontra-se no meio do espetro. Consoante a área, existem diferentes temperaturas de cor que podem ser aplicadas:

  • Zonas de Trabalho: Temperaturas de cor de 4000K para cima mantêm os funcionários alerta e promove a concentração e produtividade.
  • Áreas de Descanso: Tons neutros e temperaturas de cor quentes são ideais para secções cujo objetivo é propiciar um ambiente mais relaxado.

#4: Índice de Renderização de Cor (CRI)

Igualmente importante ao nível da temperatura de cor, é a capacidade que a luz LED tem de refletir, com precisão, as verdadeiras cores do espaço. O índice de renderização de cores – CRI – é o que vai definir esse parâmetro.

O CRI mede a capacidade da iluminação de refletir as verdadeiras cores do espaço. Quanto mais próximo de 100%, mais realistas serão as cores, utilizando como termo de comparação a luz natural. Para empresas que trabalham com cores, como designers de interiores, um CRI elevado é crucial.

Na gama de produção própria, o standard da Begolux mantém-se nos 80. Sob pedido especial, é possível atingir um nível de CRI mais elevado.

Outro valor a ter em conta será o Índice de Brilho Unificado, mais conhecido como UGR. O UGR é utilizado para medir e comparar o brilho emitido pelas diferentes fontes de luz. Quanto mais baixo forem os valores, menor será o risco de encandeamento:

  • O difusor micro prismático será a melhor opção para controlar o brilho excessivo, devido à sua textura e pequenos relevos que o caracterizam.
  • Os difusores opalinos, com uma superfície lisa, serão mais indicados para iluminar áreas maiores e que requerem uma luz mais intensa.
projeto de iluminação para escritórios | office lighting project | diseño de iluminación para oficinas

#5: Três Tipos de Iluminação que devem ser aplicados em Projetos de Escritórios:

Após considerar todos os aspetos acima mencionados, esta é a fase de perceber os tipos de iluminação que cada secção exige. Certamente que o tipo de iluminação utilizada numa área de descanso não será o mesmo que o tipo de iluminação aplicado nos corredores.

Podemos então distinguir entre três tipos de iluminação, principais:

  • Iluminação Geral: Fornece uma luz uniforme em todo o espaço, evitando sombras e contrastes demasiado fortes. Ideal para áreas de circulação central, assegurando uma orientação mais confortável e um ambiente convidativo e equilibrado.

  • Iluminação de Tarefa: Uma das mais utilizadas em projetos de escritórios e indispensável. Em cada espaço de trabalho, individual ou partilhado, é importante dispor de uma luz mais intensa e direta que permita trabalhar confortavelmente e com visibilidade suficiente.

  • Iluminação Decorativa: Cria um ambiente acolhedor e atraente, realçando formas, cores e texturas. Ideal para receções e áreas que pretendem estimular a criatividade.

Embora diferentes espaços exijam diferentes tipos de iluminação, é recomendável utilizar luminárias semelhantes entre si e que se complementem, mantendo a coesão visual do espaço.

round ceiling light in an office environment | lámpara de techo redonda en un entorno de oficina
Iluminação Geral
projeto de iluminação comercial e iluminação de escritório | lighting for offices | diseño de iluminación comercial e iluminación de oficinas
Iluminação de Tarefa
Luminárias Tubulares de Interior para Projetos Minimalistas e Modernos | Luces interiores tubulares para proyectos minimalistas y modernos | Eclairage intérieur tubulaire pour les projets minimalistes et modernes | Tubular Indoor Lights for Minimalist and Modern Projects
Iluminação Decorativa

#6: Qual o Impacto da Iluminação num Projeto de Escritório?

A iluminação desempenha um papel significativo no funcionamento dos escritórios e outros locais de trabalho e tem um impacto direto no comportamento dos funcionários e na forma como estes atuam no espaço.

Mais detalhadamente, aqui estão algumas das razões pelas quais uma boa iluminação nos escritórios é fundamental e como pode tirar proveito:

  • Bem-Estar e Produtividade: A iluminação tem um efeito muito grande no estado de espírito e na produtividade das pessoas. Ajustar os níveis de iluminação ao espaço reduz o cansaço visual e melhora o humor dos colaboradores, aumentando a produtividade.
  • Combinar Diferentes Tipos de iluminação: A junção de iluminação difusa e direta é uma abordagem eficaz para garantir um nível adequado de iluminação nos escritórios. Enquanto a luz difusa cria um ambiente mais confortável para os olhos, a luz direta é utilizada para iluminar áreas de trabalho ou realçar certos elementos do espaço.
  • Ritmo Circadiano: Está mais do que provado que a exposição à luz natural, durante o dia, é fundamental para regular os ritmos circadianos. A forma como estes afetam o sono, o humor e o desempenho cognitivo do ser humano torna essencial garantir um bom nível de luz natural no espaço. Contudo, não sendo possível, a solução passa por utilizar sistemas de iluminação que repliquem esse ciclo natural, como o Tunable White.

#7: Como tornar um Projeto de Iluminação mais Sustentável?

Para projetar sistemas de iluminação sustentáveis, é importante ter em conta alguns pontos que não apenas a eficiência energética das luminárias. A juntar a isso, para garantir um projeto de iluminação o mais sustentável possível deve:

  • Utilizar Luzes LED: Conhecidas pela sua eficiência energética, luzes LED são a melhor escolha para projetos de escritório pois diminuem o consumo de energia, têm um tempo de vida útil maior, requerem menos manutenção e apoiam a sustentabilidade do projeto, diminuindo a pegada de carbono do projeto. 
  • Optar por Materiais Duráveis e Sustentáveis: Utilize luminárias de alumínio e outros materiais de baixo impacto ambiental, como materiais naturais 🡥. O alumínio é leve, duradouro e reciclável, o que o torna uma escolha eco-friendly. A incorporação destes materiais reduz os resíduos e o impacto ambiental do projeto final.
  • Estudo Luminotécnico: Determina a quantidade de luz necessária para cada zona, reduzindo custos desnecessários e potenciando a iluminação para que esta se ajuste ao espaço, da melhor forma. 

#8: Luminárias para Projetos de Iluminação de Escritórios

Do ponto de vista de qualquer projeto de iluminação de espaços corporativos, a seleção das peças de iluminação não se baseia, apenas e só, na parte funcional da luminária, de iluminar o espaço.

Trata-se também de criar uma atmosfera que incorpore a identidade e os valores da empresa. Como tal, a seleção de luminárias deve equilibrar funcionalidade e estética, incorporando a identidade da empresa. Alguns exemplos incluem:

Circular Off-Center Suspensa
Ideal para zonas de lazer ou uma área de receção, com design irreverente e diferenciado.
Detalhes de Produto
Infinity XSlim Linear Flaps Suspensa
Para zonas de trabalho partilhadas, como mesas de coworking, que necessitem de iluminação mais intensa.
Detalhes de Produto
Bolero Parede
Aplique de parede com iluminação direta e indireta, ideal para criar um esquema de iluminação diferenciado.
Detalhes de Produto
Corkline Slim Suspensa
As peças de cortiça proporcionam um ambiente mais confortável e harmonioso, reduzindo os níveis de stress e cultivando uma sensação de bem-estar.
Detalhes de Produto
Fox Saliente
Ideal para zonas de passagem, dado que o seu formato cilíndrico e o feixe de luz concentrado, otimizando a usabilidade e a estética do espaço.
Detalhes de Produto
Previous slide
Next slide
Circular Off-Center Suspensa
Detalhes de Produto
Infinity XSlim Linear Flaps Suspensa
Detalhes de Produto
Bolero Parede
Detalhes de Produto
Corkline Slim Suspensa
Detalhes de Produto
Previous slide
Next slide

Nesta secção, pode encontrar alguns dos projetos que a Begolux realizou em espaços corporativos e que soluções de iluminação foram aplicadas.

A iluminação nos escritórios desempenha um papel crucial no bem-estar, produtividade e desempenho dos funcionários.

Atendendo às necessidades específicas de cada espaço e escolhendo as soluções mais adequadas, é possível criar ambientes de trabalho mais saudáveis, confortáveis e estimulantes.

Otimize seus projetos de iluminação com a Begolux e entre em contato para mais informações.

Garanta as melhores soluções de iluminação para os seus projetos

Garanta as melhores soluções de iluminação para os seus projetos

CONTACTE-NOS PARA OBTER AS MELHORES SOLUÇÕES PARA O SEU PROJETO

comercial@begolux.com

Tel.: (+351 229 734 355)
(Chamada para a rede fixa nacional)

VISITE O NOSSO SHOWROOM

ENTRE EM CONTACTO COM A NOSSA EQUIPA

comercial@begolux.com

Tel.: (+351 229 734 355)
(Chamada para a rede fixa nacional)

VISITE O NOSSO SHOWROOM