Tendo como objetivo a promoção do bem-estar do ser humano através da conexão com a natureza, o design biofílico é uma abordagem cada vez mais utilizada na área do design de interiores e da arquitetura.

Apesar de complementares, o design biofílico distingue-se do design sustentável em vários aspetos. Neste artigo, exploramos o que é o design biofílico e como pode incorporar os seus princípios em projetos de arquitetura de interiores.

DESIGN BIOFÍLICO: O QUE É?

O design biofílico distingue-se por ser uma estratégia voltada para a saúde e conforto do ser humano, visando estabelecer uma simbiose entre a pessoa e o ambiente natural. Para tal, são incorporados diferentes recursos naturais em projetos de arquitetura e design de interiores.

A fusão destes elementos orgânicos com a estrutura arquitetural ajuda a criar um espaço que promove o bem estar físico e mental. Melhorar o estado de espírito e aumentar a produtividade dos colaboradores são apenas alguns dos benefícios que o design biofílico acarreta.

Ao contrário do design sustentável, que prioriza materiais e práticas ambientalmente responsáveis, uma abordagem biofílica no design concentra-se no que é mais propício ao bem-estar humano.

projetos de interiores com design biofílico
Produtos presentes na imagem: Aura H Suspensa, Hexagonal Suspensa

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO DESIGN BIOFÍLICO

Efetivamente, uma das principais razões pela qual o design biofílico continua a crescer é pelos benefícios que traz para a saúde. Seja um espaço de escritórios ou um projeto comercial, o design biofílico oferece:

Promoção do Bem-Estar Físico e Emocional:

Dado que grande parte do quotidiano é vivido entre quatro paredes, é importante criar ambientes saudáveis que garantam o bem estar físico e emocional ao longo do dia. 

A luz natural, por exemplo, desempenha um papel crucial nesse cenário, regulando o ritmo circadiano. 

A inclusão de materiais naturais no projeto contribui para um espaço harmonioso, reduzindo os níveis de stress e cultivando uma sensação de bem-estar. Inclusive, em contextos medicinais, como hospitais e centros de tratamento, a integração da biofilia no design contribui para acelerar o processo de recuperação.

Estímulo à Produtividade e Criatividade:

Para além de diminuir os níveis de stress num determinado espaço, aplicar princípios do design biofílico em ambientes corporativos revela-se uma estratégia eficaz para aumentar a produtividade e performance dos colaboradores, bem como a sua satisfação.

Isto reflete-se em inúmeras vantagens, uma vez que colaboradores motivados têm, inevitavelmente, um melhor desempenho no espaço de trabalho.

COMO IMPLEMENTAR PRÁTICAS DE DESIGN BIOFÍLICO NUM PROJETO DE INTERIORES

Face os múltiplos benefícios intrínsecos ao design biofílico, a sua integração num projeto de interiores pode ocorrer de várias formas:

  • Integração de Espaços Verdes: Incorporar plantas e elementos verdes num espaço de trabalho é uma forma simples e eficaz de criar um ambiente mais sustentável e que respeite as necessidades dos utilizadores no espaço, sem descartar o lado estético do projeto.
  • Tirar Proveito da Luz natural: A iluminação natural não só é rentável, como também traz uma série de vantagens para a saúde, pelo que se deve tirar proveito da mesma, sempre que possível. Alternativamente, a tecnologia de iluminação artificial pode ser empregue para criar esquemas de luz dinâmicos que acompanhem as diversas fases do dia, reproduzindo o ciclo natural da luz solar.
  • Utilização de Materiais Naturais: Qualquer característica que represente a natureza, seja através dos materiais como a madeira ou de cores neutras e formas orgânicas, transformam e enaltecem o projeto, tornando-o num espaço mais integrado com o exterior e, consequentemente, mais agradável.

De uma forma direta ou indireta, a implementação dos princípios de design biofílico num espaço pode assumir várias formas.

A verdade é que a presença destes elementos naturais no projeto ajuda a estabelecer um ambiente mais calmo, agradável e, no geral, mais produtivo. Ao assumir-se como uma simbiose entre o ser humano e o mundo natural, o design biofílico consolida-se assim como um aliado na busca pelo bem-estar e sucesso em projetos de design de interiores.

 

Otimize os seus projetos com a
iluminação certa

CONTACTE-NOS PARA OBTER AS MELHORES SOLUÇÕES PARA O SEU PROJETO

comercial@begolux.com

Tel.: (+351 229 734 355)
(Chamada para a rede fixa nacional)

VISITE O NOSSO SHOWROOM